Escola de Líderes de Grupos

Sadhana Comunna

O que é ser um líder de grupo?

Algumas pessoas tem o dom natural de influenciar as outras, característica que muitas vezes pode ser percebida logo cedo, ainda na infância.

Um bom líder de grupo é aquele que é capaz de extrair o melhor de cada pessoa, é íntegra, simpática, empática, entusiasmada mas que também sabe, ao mesmo tempo, demonstrar firmeza, determinar limites, tomar decisões e principalmente motivar os membros do grupo a cumprirem com fidelidade e empenho o que está sendo proposto.

Outras importantes qualidades de um líder são: confiança, conhecimento do que faz, serenidade, iniciativa, flexibilidade, responsabilidade, determinação, garra, dinamismo, zelo e dar o suporte exatamente no momento crucial.

Um líder precisa saber qual o momento certo para seguir a razão ou a emoção, ser capaz de se adaptar às mudanças constantes do grupo e ter a disposição e atitude adequadas para defender suas convicções, seus propósitos de trabalho, seus objetivos com o grupo, tudo isso sem desprezar o ponto de vista das outras pessoas.

O líder não pode ter medo de se expor, deve ter iniciativa, ser um bom comunicador, possuir um forte senso de justiça, estar sempre pronto para ajudar e à disposição para ouvir o que os outros têm a dizer.

Quem pode ser um líder?

Ser líder não é fácil, implica em desenvolver todas as qualidades necessárias acima para conseguir assumir essa posição. O desafio é tentar buscar o máximo possível das virtudes de um líder, procurando sempre ser uma pessoa melhor, o exemplo a ser seguido pela forma como expõe seus pensamentos, palavras e ações dentro e fora do grupo.

Na Escola de Líderes eu sempre oriento que o líder precisa ter ao mesmo tempo uma aproximação com a pessoa mas também um distanciamento. Sempre que ocorre um envolvimento emocional, sentimental, pessoal com a imagem que o líder representa a sua liderança ficará comprometida. Ocorrendo transferência e contratransferência com elementos do grupo e o líder a atenção e o foco que o grupo necessita ficam prejudicados.

Investimento:


R$ 880 por mês à vista
ou em 3 vezes no cartão
  • 10% de desconto para pagamento em dinheiro
  • Inclui Alimentação e Hospedagem
  • Inclui Apostilas em PDF e Certificado
  • Outras opções de parcelamento
  • Próximas Turmas

    Local: Sadhana Comunna

  • Itapeva MG, a apenas 120km de São Paulo - como chegar?
  • Dúvidas e Informações

    Fale com nossas produtoras:

    É crescente o número de novos líderes que estão desenvolvendo as habilidades de liderança de grupos através da Comunna Sádhana. Nós desenvolvemos um processo de imersão que reproduz exatamente as diversas situações que ocorrem nos grupos e as dinâmicas de condução de um trabalho de grupo, uso de equipamentos de som e a importância da música na condução e nos resultados para o grupo, ao falar ao microfone, posicionamentos estratégicos junto ao grupo, técnicas de reforço cognitivo, como criar empatia. Truques importantes que raramente são ensinados por grandes profissionais que trabalham com grandes grupos serão ensinados por Deva Nishok no Programa de Imersão apenas.

    A Escola de Líderes objetiva aumentar a alta performance dos terapeutas que se propõem a ser grandes líderes, auxiliares no alcance de metas e objetivos e assim, acelerar e potencializar os resultados das Meditações Vibracionais, Respirações, Dinâmicas de Grupo e tudo que auxilia os resultados para que um trabalho de grupo seja bem sucedido.

    É claro que será imprescindível falar também de Marketing e publicidade do trabalho do líder. Eu conheço excelentes líderes que tentam se firmar no mercado mas não conseguem porque tem um péssimo trabalho de Marketing e um péssimo posicionamento nas redes sociais. Mas também conheço Líderes nem são tão bons assim mas que possuem um excelente trabalho de Marketing e com isso seu trabalho se torna conhecido.

    Nossa metodologia tem como foco, ajudar o profissional a aprimorar competências específicas para se tornar um líder de sucesso, tais como,

    • Desenvolver seu autoconhecimento;
    • Saber ouvir e se comunicar;
    • Promover networking;
    • Motivar os colaboradores e assim, melhorar o desempenho dos membros do grupo;
    • Identificar as qualidades das pessoas e como ela pode beneficiar o grupo;
    • Orientar as pessoas nas tomadas de decisão;
    • Compartilhar seu conhecimento;
    • Saber lidar com os desafios comuns nos grupos;
    • Melhorar o clima das relações entre as pessoas;
    • Gerar confiança;
    • Reduzir os conflitos entre pessoas ou com o grupo;
    • Incrementar a disposição dos participantes a participarem das técnicas propostas;
    • Identificar as oportunidades de interação e agir no momento oportuno;
    • Garantir o alcance dos resultados que espera alcançar para aquele grupo;
    • Ler as fichas de inscrição, as fichas de anamnese e tomar conhecimento prévio das necessidades que trouxeram a pessoa a participar do grupo. Elaborar estratégias que auxiliem a pessoa com os recursos necessários dentro do seu leque de especialidades.

    Competências e atitudes que um líder precisa desenvolver para potencializar sua liderança:

    * Seja exemplo

    Esse é, sem dúvida, um dos principais segredos de um líder bem-sucedido: ser um modelo a ser seguido pelo grupo. O exemplo vem desde suas palavras e orientações, e especialmente, por meio das ações, das recomendações, da forma como age na indicação dos trabalhos, no suporte aos participantes, no acolhimento na hora certa, nos resultados transformadores do trabalho. Se as atitudes do líder forem inspiradoras, a equipe seguirá seu exemplo e desenvolverá o mesmo comportamento.

    Lembre-se: conquiste pelo exemplo e não pela imposição.

    * Dê feedbacks

    Um bom líder sabe como valorizar os componentes do seu grupo extraindo as partes positivas, a disposição, a coragem de se abrir e se expor, fazer a pessoa permitir-se o  acolhimento, promover o desenvolvimento constante da pessoa mesmo nos intervalos do grupo. Utilize a técnica do feedback construtivo para avaliar o desempenho dos participantes. Elogie sempre que for preciso e, na hora de chamar a atenção, utilize o feedback de melhoria, ressaltando cuidadosamente os pontos que precisam ser melhorados.
    E o mais importante: seja profissional, não leve as questões que estão sendo trabalhadas ou expostas para o lado pessoal e não o pontue em público, chame a pessoa para uma conversa particular.

    Respeite seus liderados

    Esse princípio vale para qualquer ser humano, seja líder ou não. Aprenda a honrar a respeitar as pessoas, independentemente de sua posição de liderança.

    Nos momentos de conflito ou divergência, não desrespeite e nem humilhe seus colaboradores, lembre-se que eles são parte fundamental da organização e merecem todo respeito.

    Transmita confiança para a equipe

    Um dos principais elementos de um líder de sucesso é a relação de confiança que ele tem com as pessoas que compõe o grupo. É fundamental confiar no trabalho do grupo, aprender a reconhecer e a respeitar o limite da pessoa e dar-lhe suporte com respeito e carinho. Propicie a liberdade e a autonomia para que desenvolvam suas atividades no seu próprio tempo e disposição. Essa confiança também se aplica no âmbito da moral e ética. O grupo precisa confiar em seu líder para se sentir confortável o suficiente para se expressar e contribuir com as ideias que estão sendo propostas, sem o receio de que não receberão os devidos créditos e reconhecimentos por seu esforço e determinação ou que se serão limitados por medo de perder espaço ou ser condenado e ridicularizado entre os membros do grupo.

    Existe uma percepção errônea de alguns profissionais a respeito da competitividade nos grupos. Muitos grupos terapêuticos trabalham com opressão pública, com humilhações e castigos pois acreditam que para conquistarem um crescimento e um desenvolvimento pessoal precisam expor a pessoa. Minha abordagem é dar dignidade a pessoa e fazê-la perceber que há um alento interior que quando conectado a ela se torna capaz de transcender e superar todas as dificuldades.

    A verdade é que quanto mais talentos de alta performance, comunicação, respeito e assertividade um líder possui para aplicar as suas ferramentas no momento certo, mais potencializado será seu sucesso e quanto mais seus resultados se maximizam, maior o número de novas oportunidades de expansão do seu trabalho e de sua imagem como profissional competente e de confiança.

    Comunique bem as expectativas

    Deixe que o grupo saiba de suas expectativas, de tudo o que espera conquistar com aquela equipe, que todos estejam por dentro dos projetos que estão em andamento no seu trabalho, os resultados dos recursos que você quer aplicar, dê confiança e estímulo através de suas explicações, fale dos resultados que você espera baseados em sua experiência com pessoas em outros grupos. Compartilhar essas informações da forma adequada estimula a conscientização de seus liderados sobre a finalidade de seus grupos e como eles poderão contribuir para o alcance dos objetivos de cada um.

    Desafiar o grupo a pensar

    Envolva as pessoas nas tomadas de decisões, estimule-os a pensar de maneira crítica e analítica o que pode ser melhor, dê alternativas, esse ou aquele trabalho, o que vocês preferem? Vocês estão muito cansados? Querem fazer algo mais leve? O que vocês vieram buscar aqui, neste trabalho? O que vocês esperam de mim e de minha equipe? Como posso ajuda-los? Vou dar a vocês o melhor de mim. Esqueci o que eu ia falar, desculpem, daqui a pouco eu lembro e falo ou, do que é que eu estava falando mesmo? Ajude as pessoas a  desenvolver a visão sistêmica, que ela ouça o depoimento das outras, muitas dinâmicas de grupo tem a finalidade de ajudar a pessoa a ouvir, a enxergar a dor e os problemas do outro, a sair da sua dor e do seu sofrimento, a compartilhar a dança, o sorriso, o olhar, a alegria dos outros participantes, aprender que existem muitas soluções efetivas que minimizam o impacto social dos seus conflitos e problemas. Seu grupo sentirá que realmente possui valor, possui estima, que é um componente importante para o grupo em em que estão fazendo parte. Sentir-se pertencer é uma das necessidades básicas do ser humano, que aplicado deve ser evidenciado no grupo, isso reflete diretamente na motivação das pessoas, na produtividade do grupo e no comprometimento de cada um com o resultado de todos. Se o Líder proporcionar as condições ideais os próprios participantes do grupo serão os maiores responsáveis pelos resultados do trabalho.

    No Programa de Imersão onde você vai aprender a liderar as pessoas para alcançarem seus resultados você verá como esse contexto é importante no trabalho com o Sádhana.

    Recompensar o bom desempenho

    O bom líder aprende a recompensar os componentes do grupo que alcançam um bom desempenho, que superam seus limites e alcançam resultados excepcionais. Ser reconhecido é um dos fatores mais essenciais para o ser humano. Uma liderança de alta performance reconhece portanto os talentos dos componentes do seu grupo e sabe como evidenciá-los.

    Processos de incentivo, premiações verbalizadas, confraternizações, abraços, aplausos, são algumas das estratégias bem utilizadas nos grupos de natureza dignificante.

    Seja criativo e disponha dos infinitos recursos e possibilidades para fortalecer e potencializar a força dos componentes do seu grupo.

    Promover sempre um ambiente positivo

    Atente-se em deixar o clima do grupo favorável para o bem estar de todos, pois o ambiente influencia significativamente na qualidade emocional das pessoas. Muitas meditações que usamos, muitas dinâmicas de grupo, muitas respirações requerem um ambiente seguro e protegido. As pessoas só vão entrar e experimentar o processo depois de perceberem que podem confiar e se entregar á condução do seu líder, seu Coordenador.

    Datas da Escola de Líderes